quinta-feira, 9 de junho de 2016

RELEMBRANDO: I CURSO DE POLICIAMENTO EM GRANDES EVENTOS

A Polícia Militar do Pará realizou na manhã do dia 09/06/2014, segunda-feira, no auditório do Comando Geral da corporação, a aula inaugural da primeira edição do Curso de Policiamento em Grandes Eventos.

Àquela época, a OPM nascia simultaneamente com a realização do seu primeiro curso, necessitando qualificar policiais militares para a atuação em diversos eventos de médio e grande porte, bem como em mega eventos cada vez mais frequentes na capital, região metropolitana e mesmo nas diversas regiões paraenses.

O curso teve a preocupação de preparar os discentes para o atendimento de vários tipos de eventos: fossem eles de caráter desportivo, cultural, religioso ou mesmo os de cunho solidário ou de outras motivações.


Fotografia: Esther Beltrame / Ascom


O primeiro curso contou com 240 alunos, todos oriundos das tropas dos comandos de policiamento da capital e da região metropolitana.

A carga-horária desse curso teve 242 horas-aulas de atividades, com disciplinas e atividades ministradas por pessoas que organizam eventos de grandes proporções em Belém.

Entre os palestrantes, estiveram os organizadores do Círio de Nazaré, do Campeonato Paraense de Futebol e de festas que envolvam um número expressivo de participantes, como é o caso da Festa da Chiquita e do Festival de Iemanjá.

Na solenidade de abertura do curso, estiveram presentes o coronel Arthur Moraes, Diretor de Ensino da PMPA; os tenentes coronéis Sadala e Cavalcante, além dos Majores Luiz Octávio e Charlet, todos envolvidos na organização da capacitação.

No desenho curricular do curso estavam contidas as disciplinas: Aspectos Constitucionais dos Grandes Eventos, Direitos Humanos, Principais Tipos Penais envolvidos nos Grandes Eventos, Estatuto do Torcedor e Atuação Policial, Sistema de Comando de Incidentes, Aspectos Psicológicos das Emergências, Atendimento Pré-Hospitalar, Controle de Distúrbios Civis - CDC Aplicado em Grandes Eventos, Imobilização Tática e Emprego de Tonfa, além de Técnica de Abordagem.

Situação Atual:

Fruto dessa qualificação e da melhoria continuada do Batalhão de Eventos - BPE neste ano de 2016 foi a elaboração do "Guia de Recomendações para Atuação das Forças de Segurança Pública em Praças Desportivas", conjunto de normas que vem sendo utilizado no Batalhão desde o mês de junho/2016, quando da realização de partidas de futebol do campeonato paraense realizadas no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão).
Entre as inovações do Guia está a otimização na distribuição do efetivo e a utilização de detectores de metais durante as revistas aos torcedores, o que permite aumentar os níveis de segurança proporcionados aos torcedores que acorrem às partidas de futebol.
Fonte: Assessoria de Comunicação da PMPA, junho/2016


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BG 224, DE 17/12/1964 - QUINTA-FEIRA

3ª PARTE: Ari da Mota Silveira, Juiz de Direito, solicita a apresentação do SD da PM Manoel Soares, e designado o dia 15mai do ano corrent...