domingo, 25 de setembro de 2016

Polícia Militar do Pará inaugura o Memorial Cel PM Orvácio Deolindo da Cunha Marreca

Placa de Inauguração do Memorial (foto Coronel PM Saraiva)
No final da manhã da última sexta-feira, 23 de setembro de 2016, após o desfile militar em comemoração aos 198 anos da Polícia Militar do Pará, o Governador do Estado do Pará, Dr. Simão Jatene, acompanhado do Secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, General Jeannot Jansen, do Comandante Geral da PM o Coronel PM Roberto Campos e do Chefe do Estado-Maior da PM, Coronel PM Saraiva, inaugurou o Memorial "Coronel PM Orvácio Deolindo da Cunha Marreca", no Salão Nobre do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar.

Foram exatos doze meses desde o lançamento da equipe de organização do Museu da PM e de pesquisa histórica da PMPA, na noite cultural da PMPA, em 2015, que os esforços foram sendo empreendidos para que se pudesse ter um acervo mínimo a ser exposto no Museu da PM, embrionariamente organizado no Memorial "Coronel PM Orvácio Marreca".


No período de 01 ano de atividade foram realizadas 25 reuniões de trabalho e pesquisa para que se pudesse organizar as etapas a serem desenvolvidas e as estratégias a serem empreendidas para consecução da finalidade de organizar um museu. A primeira reunião deu-se em 28/09/2015 e a mais recente ocorreu em 15/09/2016, estando a organização das mesmas a cargo do Cel Saraiva - Chefe do Estado-Maior Geral que chamou pra si a responsabilidade de organizar a equipe e dirigir as reuniões.

Ao  longo do percurso, muitos parceiros foram se juntando à caminhada. E no dia 23 de setembro de 2016, houve a inauguração do MEMORIAL "CEL PM ORVÁCIO DEOLINDO DA CUNHA MARRECA", que contou com a presença do Governador do Estado, Dr. Simão Jatene e do Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, General Jeannot Jansen.

O momento foi de festa e de assumir novas responsabilidades, pois com "apenas um ano não foi possível coletar todos os materiais que demonstram a riqueza patrimonial que a corporação possui, e o nosso esforço contou com a boa vontade de muitos companheiros que doaram seus uniformes e agora podem ver que o esforço não foi em vão", destacou o 1º Tenente PM Ismael, um dos organizadores do memorial e que é formado em História.


Na inauguração, o momento do corte da fita. Em primeiro plano o Cel Campos (à esquerda) e o Cel Saraiva (à direita). Ao fundo, o Governador Simão Jatene.


Descerramento da placa de inauguração, realizado pelo Governador Dr. Simão Jatene, Secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, General Jeannot Jansen, Cmt Geral  Cel PM Campos e  Ch EMG Cel PM Saraiva.






















Descerramento da placa de inauguração


Governador do Estado na primeira visita ao memorial, acompanhado pelo Maj Charlet.
















Em detalhe: aspecto religioso da vida militar - objetos litúrgicos da Capelania Católica PM





Visita ao Memorial: Governador Simão Jatene e General Jeanot Jansen observando os documentos históricos


Sr. Masahiko Kobayashi - Consul do Japão esteve presente à inauguração. Ao fundo o Cel PM Mauro Pinheiro, Ch Gab Cmte Geral.

Visão panorâmica do Memorial



Nenhum comentário:

Postar um comentário

BG 195, DE 30/10/1964 - SEXTA-FEIRA

  Ordem aos Cmdos de Unidade e Subunidade: Providenciar apresentação a 2ª Secção do CG, até o dia 15nov64, dados para o relatório desta Corp...