quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Aconteceu Hoje na PMPA: 19 DE JANEIRO

Imagem 01: sede do CPR-III, em Castanhal
Há 23 anos exatamente, no dia 19 de janeiro de 1994, através da Portaria Nº 003-A/94-GABCMDO, o Coronel PM Cleto José Bastos da Fonseca, então Comandante Geral da corporação, resolveu instalar provisoriamente em Capanema-PA, o Comando de Policiamento Regional III (CPR III), tendo como seu primeiro Comandante o TEN CEL PM CÉSAR AUGUSTO PENA MONTEIRO.

Posteriormente, o CPR-III teve sua sede transferida para Castanhal e, ainda, teve sua área desmembrada nascendo assim os CPR-VII (Capanema) e CPR-VI (Paragominas).

Há que se registrar ainda que a área do CPR-III abrangeu também o arquipélago do Marajó, que outrora era pertencente ao Comando de Policiamento do Interior (CPI).

Imagem 02: sede da 9ª CIPM
Foram comandantes do CPR-III, entre outros, os Coronéis PM MUINHOS, COELHO, RONALDO, DÁRIO, LUIZ RUFFEIL, CALDERARO, MAURO PINHEIRO, e SARAIVA (atual Chefe do EMG/PMPA).

A área de abrangência atual do CPR-III é coberta por 2 Batalhões e 3 Companhias Independentes.

Imagem 03: Equipe de PMs da 14ª CIPM
Os Batalhões: 12º BPM/SANTA ISABEL, comandado pelo TEN CEL PM GARCIA; e, 5º BPM/CASTANHAL, sob o comando do TEN CEL PM QUEIROZ. É digno de nota a imponência da sede do 5º BPM, localizado na BR-316, em Castanhal, uma das unidades mais antigas da corporação e que durante muito tempo cobriu as áreas do nordeste do Pará com inúmeros destacamentos PM, vindo a fazer fronteira com o 4º BPM/Marabá e fronteira com o Estado do Maranhão. O 5º BPM também prestava serviços de Guarda Penitenciária na Penitenciária "Fernando Guilhon", em Americano, e na Colônia Agrícola "Heleno Fragoso", antecedendo a criação do Batalhão de Polícia Ostensiva Penitenciária - BPOP.


Imagem 04: PPD Colônia do Prata / 5º BPM
As Companhias: 3ª  CIPM/VIGIA, tendo como Comandante o Major PM REBÊLO; 9ª CIPM/SÃO MIGUEL DO GUAMÁ, comandada pelo Major PM GALHARDO; e, fechando a malha de segurança está a 14ª CIPM/TOMÉ-AÇÚ.

O Comando do CPR-III foi comatualmente é exercido pelo CEL PM MÁRIO ANTÔNIO MUNIZ MARQUES FILHO e seu staff é composto pelos seguintes Oficiais PM: Sub Cmt do CPR: TEN CEL PM VIANA, P/1: MAJ PM PONTES, P/2 CAP PM WANESSA, P/3: MAJ PM PINHEIRO, e P/4 MAJ PM TADAIESKY.

Fonte
DANTAS, Romeu T. Coletânea de Legislação da PM. Belém: Cejup, 1997. Volume 2. Pág. 331.
Imagem 01: Acervo de Imagens do CPR/III
Imagem 02: Agência Pará
Imagem 03: Acervo de Imagens da 14ª CIPM
Informações prestadas pelo Chefe do P/3 do CPR: Major PM Pinheiro.
Imagem 04: Disponível em: http://www.pm.pa.gov.br/sites/default/files/images/IMG-20150930-WA0002.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BG 220 DE 10 DE DEZEMBRO DE 1964 - QUINTA-FEIRA

  2ª PARTE: Semana da Marinha: o Cmdo do 4º Distrito Naval convida esta PM para comparecer as solenidades da Semana da Marinha. Dia 13 à...