quarta-feira, 7 de março de 2018

PARTE VI
Os Trophéos da Antiga Brigada Militar do Estado. (escrita da época)


     Conforme temos noticiado, vae em bom caminho o inquerito instaurado na 3ª delegacia auxiliar para apurar a quem cabe a responsabilidade do desapparecimento dos ricos trophéos da antiga Brigada Militar do Estado.
     Hontem, um de nossos companheiros teve a opportunidade de conversar alguns minutos com um brioso official da Força Publica, que, lhe affirmou ter presenciado o sr. Eduardo Chermont retirar, em companhia do fallecido aspirante Lima, nessa occasião seu ajudante de ordens, todas as reliquias da Brigada Militar da estante em que se encontravam, mettendo-as no bolso de fora do paletot do lado direito.
     Assegurou-nos esse official que o sr. Eduardo, na impossibilidade de conseguir as chaves da vitrine, e não querendo ir ao cumulo da violencia de quebral-a, mandou buscar um serralheiro para abril-a.
     Aberta a vitrine e vendo os officiaes presentes o então chefe de Policia collocar as medalhas e cartões de ouro no bolso do paletot, indagou um delles porque esses objectos não iam para o Instituto Historico, tendo o sr. Eduardo respondido que nos cofres da Central de Policia estariam bem guardados.
     Quanto alouca pertencente á milicia, accrescentou-nos o official, sómente o capitão Arouck, commandante da Guarda Civil, poderá dizer alguma cousa, pois toda ella foi conduzida para o antigo B. I., onde ainda deverá estar. (escrita da época)

Fonte: Jornal Folha do Norte, pag. 01 de 03 MAR 1936 – Biblioteca Artur Vianna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BG 223, DE 15/12/1964 - TERÇA-FEIRA

  2ª PARTE: Aprovação do Quadro Quinzenal apresentado pelo CAP Cmt da Cia GP, a vigorar de 30nov a 12dez64.   3ª PARTE: Apresentação...